Dia 17 de fevereiro acontecerá o Desafio Camaçari de MTB etapa de abertura do Ranking Baiano de MTB XCO 2019. A prova será disputada no lendário Morro da Manteiga.

Além das premiações das categorias, todos os atletas inscritos estarão concorrendo ao sorteio de uma bike OGGI Hacker e cinco inscrições para o Desafio Mucugê de MTB.

Confira a programação do Desafio Camaçari de MTB XCO.

 

Sábado – 16 de feveiro

14h – Início da entrega das placas no Morro da Manteiga na tenda da Federação Baiana de Ciclismo. No mesmo ato, os atletas também podem realizar seu registro federativo 2019.

 

Domingo – 17 de fevereiro

07h às 07h40 – Inscrições das categorias Kids.

07h às 08h – Entrega das placas dos atletas que largarão na PRIMEIRA BATERIA.

08h – Largada da categoria kids

08h20 – Briefing da prova e alinhamento das categorias da PRIMEIRA BATERIA

08h30 – LARGADA DA PRIMEIRA BATERIA obedecendo a seguinte ordem

- Elite Feminino

- Juvenil

- Junior

- Master C1

- Master C2

- Open

- Open Local

08h30 às 09h30 – Entrega das placas dos atletas das categorias da SEGUNDA BATERIA

09h50 – Alinhamento das categorias da SEGUNDA BATERIA

10h – LARGADA DA SEGUNDA BATERIA obedecendo a seguinte ordem

- Elite Masculina

- Sub23

- Sub 30

- Master A1

- Master A2

- Master B1

- Master B2

12h – Premiação e sorteios

 

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

Todas as categorias serão premiadas a partir das 12h seguindo a ordem de largada do dia.

Atenção: para subir ao pódio e receber sua premiação o (a) atleta deve estar devidamente uniformizado, com roupa de ciclismo, ou uniforme da equipe e sem o capacete. Não será permitido subir no pódio de chinelos ou descalço e banners no momento da premiação, tendo em vista as fotos oficias do evento.

 

REGRAS PARA ÁREA DE APOIO E SUPORTE MECÂNICO

O apoio por parte da equipe do(a) atleta somente poderá ser feito dentro da área demarcada pela organização. Os apoiadores não podem empurrar o ciclista. O atleta deverá estender seu braço e pegar das mãos de seu apoiador a alimentação ou hidratação desejada. Também é proibido ao apoiador correr ao lado do atleta dentro da zona de apoio ou em qualquer outro local da pista.

Caso o atleta necessite de apoio mecânico, o mesmo deve conduzir seu equipamento até a zona determinada, não podendo cortar caminho ou voltar sentido contrário no percurso. É permitido ao atleta portar pequenas ferramentas para reparo de emergência, desde que estas não coloquem em risco sua segurança e a segurança dos demais atletas.

Proibido trocar de bicicleta. Trocas de quaisquer peças na bicicleta são permitidas, exceto o quadro.

Na área de apoio de hidratação fornecida pela organização o atleta deverá utilizar-se da água e descartar o copo/garrafa no espaço demarcado. A organização do evento reserva-se o direito de penalizar o atleta que for visto jogando seu lixo na trilha.

O reparo mecânico só poderá ser feito fora da área de apoio pelo próprio atleta. Caso o apoio seja feito por outro atleta (entrega de ferramenta ou peça, por exemplo), os dois poderão ser desclassificados ou punidos com acréscimo de 20 minutos no tempo final, de acordo com a decisão dos árbitros.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Serão disponibilizados para os atletas e público presente banheiros, praça de alimentação com produtos comercializados com valores cobrados por cada comerciantes, estacionamento, playground, stands comerciais e área de entretenimentos.

Haverá uma área de alimentação pós-prova somente para os atletas da prova. Essa área será permitida apenas para os atletas.

Teremos equipe de segurança, apoio médico com socorristas profissionais no circuito, ambulância.

É de inteira responsabilidade dos atletas e do público presente a responsabilidade sob seus pertences, bikes e veículos. A organização da prova, assim como a Federação Baiana de Ciclismo, não tem nenhuma responsabilidade sobre os mesmos.

É proibido estacionar os veículos fora das áreas destinadas pela organização da prova.

 

PARTICULARIDADES

O (a) atleta que sair do percurso durante a prova por qualquer motivo, deve retornar para o percurso no mesmo ponto onde saiu.

Não haverá volta de bonificação para atletas que se acidentarem ou tiverem problemas mecânicos.

Atitudes antidesportivas tais como ofensas verbais, agressões entre atletas e/ou para com a organização da prova etc. serão passíveis de desclassificação.

É OBRIGATORIO o uso de capacete durante os treinos e durante a competição

Proibido o uso de fones de ouvido e câmeras de vídeo pelos atletas durante a competição.

Será permitido o uso de “manguitos” ou camisas de manga longa.

 

SINALIZAÇÃO DA PISTA

Teremos fitas “bump” demarcando maior parte da pista, grades, cones, além de placas com setas indicando o caminho e marcações com cal no chão em alguns trechos da pista. O atleta deve estar atento às placas que indicam trechos de risco na pista.

 

SEGURO DOS ATLETAS

A Organização da Prova contratou junto a Federação Baiana de Ciclismo um seguro individual de vida e acidentes para cada atleta. Para acionar e receber o seguro o atleta deve seguir os passos exigidos pela seguradora, caso contrário não receberá o valor previsto da cobertura.

 

PUBLICIDADE E USO DE IMAGEM           

A prova poderá ser gravada em vídeo e/ou fotografada. Os atletas que tiverem alguma restrição ao uso de sua imagem deverão fazê-la por escrito antes da prova. Caso contrário, todas as imagens serão tidas como liberadas para qualquer tipo de uso, em qualquer data, sem qualquer compensação financeira, por tempo indeterminado.