A cidade de Vitória da Conquista – BA, pela 1ª vez, foi palco do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCM. A cidade ficou pequena! Os atletas profissionais e amadores invadiram Conquista. Muitos atletas de vários cantos do Brasil marcaram presença nesse grande evento.

 

Foram três dias de evento: na sexta- feira, dia 25, início da entrega dos kits na Faculdade Fainor; na sexta-feira (26), entrega de kit durante todo o dia e Congresso Técnico à noite, em seguida a Palestra do Brouw . No Congresso Técnico os atletas ouviram atentos a todas as informações da competição e tiraram as suas dúvidas. O Superintendente da SUDESB, Elias Dourado, falou sobre a importância de um evento como este ser realizado no Estado da Bahia e que a Federação Baiana de Ciclismo vem fazendo um brilhante trabalho tornando um grande polo do Mountain Bike. O Presidente da Teiú, José Luis, também comentou sobre a importância de ser o Patrocinador Oficial do evento, ainda mais, sendo dentro de “casa”; além de ser sempre bom incentivar um esporte tão praticado pelos Conquistenses.

 

A expectativa era muito grande: quem se tornará o grande campeão (campeã) Brasileira 2017? O nível dos atletas estava bastante alto. Só os feras! Com certeza, a briga seria acirrada do início ao fim. É chegado o grande dia! Dia “D”. Hora de colocar em prática todo o treinamento. Concentrar. Largar.

 

O alinhamento começou a ser feito às 08:30h. Os atletas foram direcionados a seus “bolsões”. E às 9h em ponto foi dada a largada do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCM. O público presente deu as “boas vindas” aos atletas e vibrou muito a cada largada. A primeira largada foi para as categorias oficiais (80km), em seguida foi a vez dos atletas dos 50km e, por fim, os dos 30km.

 

O público correu para a trilha! Lá dentro é que o bicho pegou! Sem dúvidas era o melhor lugar para acompanhar o desenrolar da prova. A torcida foi grande pra galera de Vitória da Conquista. Mas não estava fácil pra ninguém. Os primeiros atletas a cruzarem a linha de chegada foi do percurso de 30km, depois os de 50km começaram a chegar.... a expectativa maior era para a chegada dos atletas dos 80km, e claro, maior ainda, para a categoria elite masculina e feminina.

 

E quem foi que cruzou primeiro? Nada mais; nada menos que ele, Halysson Henrique Ferreira (Patrocínio - MG), que agora é Tricampeão Brasileiro de Mountain Bike XCM 2017 e o vice-campeão foi Bruno Martins Lemes (Passa Quatro - MG). O “cara” botou pra andar e deixou seus adversários pra trás. O que dizer da mulherada? Também levantou poeira na trilha e Viviane Favery (Mogi das Cruzes - SP) consagrou-se Campeã Brasileira de MTB XCM 2017 e a vice-campeã foi Karen Olimpio (Tiradentes - MG). 

 

 

Não teve moleza pra nenhuma categoria. O título veio com muito sacrifício e dedicação. “Sem perda, sem ganho”. Veja os outros campeões e vice de cada categoria: Sub 30 – Campeão: Lúcio Otávio Soares (Itabirito - MG) e vice –campeão, Anycleison da Silva Cavalcante (Planaltina - DF); Máster 30 – 34 anos – Campeão: Divonei Bispo (Mucugê - BA) e vice-campeão, Luiz Eduardo Ferreira (Itajubá - MG); Máster 35 – 39 anos – Campeão: Geisson Rabelo de Souza (Uberlândia - MG) e vice-campeão, Edicarlos Oliveira da Silva (Belo Horizonte - MG); Máster 40 – 44 anos – Campeão: Willian Antônio da Silva (Santos Dumont - MG) e vice-campeão, Leandro André Rambo (Foz do Iguaçu - PR); Máster 45 – 49 anos – Campeão: Abraão Assis (Brasília - DF) e vice-campeão, Vinicius Medrado (Rio de Janeiro - RJ); Máster 50 – 54 anos – Campeão: Heleno Caetano Borges (Brasília - DF) e vice-campeão, Ivan Silva Mariosa (Pouso Alegre - MG); Máster 55 – 59 anos – Campeão: Larry Pereira Martins (Petrópolis - RJ) e vice-campeão, Dorivaldo Correia de Abreu (Vitória da Conquista - BA); Veterano – Campeão: Hermes Santana (Belo Horizonte - MG) e vice-campeão, Hélio Vilela de Carvalho (Brasília - DF) e Feminino Máster – Campeã: Virginia Setubal (Porto Seguro - BA) e vice-campeã, Vanessa Lessa (Lauro de Freitas - BA).

 

Já os destaques das categorias não oficias foram: Júnior - Selton Martins (Teixeira de Freitas - BA), Juvenil - Nando Arruda (Jaraguá - GO), Turismo A - Antônio Raimundo Alves (Castro Alves), Turismo B - Fernando Santana (Brumado - BA), Turismo C - Jacson Lopes (Vitória da Conquista - BA), Iniciantes Masculino - Alípio Inácio (Barra do Choça - BA), Iniciantes Feminino - Maria da Glória da Cruz (Castro Alves - BA), Turismo Feminino A - Fabilha Batista (Almenara - MG), Turismo Feminino B - Jackeline de Almeida (Vitória da Conquista - BA), Peso Pesado - Vinicius Flores (Vitória da Conquista - BA), Dupla Pró - Fábio Brito e Ivan Cordeiro (Vitória da Conquista - BA), Dupla Sport - Carlos Pereira e Gilvan Soares (Vitória da Conquista - BA), Dupla Mista - Josymar Leal e Rosane Oliveira (Lauro de Freitas - BA) E Dupla Máster - André Luis e Paulo Ferraz (Vitória da Conquista - BA). 

 

 

A FBC e a Calangos Biker agradece de coração aos atletas, familiares e amigos que estiveram presente nesse grande e importante evento que foi realizado pela 1ª vez na Bahia. Estamos felizes em ver que o nosso desafio foi cumprido: Fazer uma trilha bacana e dar toda uma estrutura para o atleta se sentir bem e realizado. O trabalho foi intenso; mas é gratificante receber os elogios de todos durante e pós evento. Isso é que nos move! Não podemos deixar de agradecer a todos que se envolveram direta ou indiretamente no realização do Brasileiro. Nosso “muito obrigado” a todos vocês! 

 

 

A organização e realização do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCM foram da Federação Baiana de Ciclismo (FBC) e do Calangos Biker (Rudson Brito). Já a Supervisão Técnica foi da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). O nosso patrocinador Oficial Teiú, através do Programa do Governo do Estado, Faz Atleta. Contamos também com o patrocínio da TSW e da Tia Sônia Alimentos Naturais.